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Projeto #662

Fechada

Objetivo #12: Ter uma plataforma que tenha um movimento estável,confiável e livre.

Modelagem do novo sistema de chute

Adicionado por Luis David Peregrino de Farias mais de 6 anos atrás. Atualizado quase 6 anos atrás.

Situação:
Fechada
Prioridade:
Alta
Versão:
Início:
12/04/2018
Data prevista:
Tempo estimado:

Descrição

Capitão, quando fui excluir um dos meus comentários me confundi e acabei excluindo a tarefa inteira, tem como recuperar? Se não tiver repasso os pontos de novo...


Arquivos

Solenoide.STL (69 KB) Solenoide.STL Luis David Peregrino de Farias, 12/04/2018 01:47 h
Suporte Frontal.STL (63,4 KB) Suporte Frontal.STL Luis David Peregrino de Farias, 12/04/2018 01:47 h
Suporte traseiro.STL (66,4 KB) Suporte traseiro.STL Luis David Peregrino de Farias, 12/04/2018 01:47 h
Suporte_CHUTE_2.STL (36,4 KB) Suporte_CHUTE_2.STL Luis David Peregrino de Farias, 12/04/2018 01:47 h
Suporte_CHUTE.STL (157 KB) Suporte_CHUTE.STL Luis David Peregrino de Farias, 12/04/2018 01:47 h
Rotativo_2.STL (52,2 KB) Rotativo_2.STL Luis David Peregrino de Farias, 12/04/2018 02:04 h
Braço_Esq.STL (20,5 KB) Braço_Esq.STL Luis David Peregrino de Farias, 12/04/2018 02:04 h
Eixo_Carro.STL (7,5 KB) Eixo_Carro.STL Luis David Peregrino de Farias, 12/04/2018 02:04 h
Base_nova_bot.STL (66,2 KB) Base_nova_bot.STL Luis David Peregrino de Farias, 12/04/2018 02:04 h
Eng_P_1.STL (97,6 KB) Eng_P_1.STL Luis David Peregrino de Farias, 12/04/2018 02:04 h
Rotativo_1.STL (44,8 KB) Rotativo_1.STL Luis David Peregrino de Farias, 12/04/2018 02:04 h
Placa de chute rasteira.STL (20,7 KB) Placa de chute rasteira.STL Luis David Peregrino de Farias, 29/05/2018 14:02 h
Suporte_CHUTE_2.STL (35,8 KB) Suporte_CHUTE_2.STL Luis David Peregrino de Farias, 29/05/2018 14:02 h
Suporte_CHUTE.STL (158 KB) Suporte_CHUTE.STL Luis David Peregrino de Farias, 29/05/2018 14:02 h
Par}ametros Solenoides.xlsx (12,3 KB) Par}ametros Solenoides.xlsx Luis David Peregrino de Farias, 29/05/2018 14:15 h
picture287-1.png (721 KB) picture287-1.png Luis David Peregrino de Farias, 31/05/2018 01:31 h
Solenoide.STL (243 KB) Solenoide.STL Luis David Peregrino de Farias, 31/05/2018 01:39 h
IMG_8688.MOV (19,7 MB) IMG_8688.MOV Luis David Peregrino de Farias, 31/05/2018 02:32 h
IMG_8697.MOV (27,4 MB) IMG_8697.MOV Luis David Peregrino de Farias, 31/05/2018 02:32 h
IMG_8692.MOV (25,3 MB) IMG_8692.MOV Luis David Peregrino de Farias, 31/05/2018 02:32 h
IMG_8695.MOV (15,8 MB) IMG_8695.MOV Luis David Peregrino de Farias, 31/05/2018 02:34 h
IMG_8694.MOV (17,1 MB) IMG_8694.MOV Luis David Peregrino de Farias, 31/05/2018 02:34 h
IMG_8693.MOV (14,7 MB) IMG_8693.MOV Luis David Peregrino de Farias, 31/05/2018 02:34 h
Montagem_teste.jpeg (113 KB) Montagem_teste.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:40 h
Carretel_impresso_petg.jpeg (56,6 KB) Carretel_impresso_petg.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:40 h
Camada2.jpeg (100 KB) Camada2.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:40 h
Camada1.jpeg (97,2 KB) Camada1.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:40 h
Enrolador_torno.jpeg (94,9 KB) Enrolador_torno.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:40 h
Camada5.jpeg (107 KB) Camada5.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:41 h
Camada4.jpeg (102 KB) Camada4.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:41 h
Camada3.jpeg (98,8 KB) Camada3.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:41 h
Teste_chute_01052018.xlsx (13,3 KB) Teste_chute_01052018.xlsx Yugo Nihari, 01/06/2018 06:45 h
Camada9.jpeg (103 KB) Camada9.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:56 h
Camada10.jpeg (109 KB) Camada10.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:56 h
Camada8.jpeg (105 KB) Camada8.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:56 h
Camada7.jpeg (104 KB) Camada7.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:56 h
Camada6.jpeg (107 KB) Camada6.jpeg Yugo Nihari, 01/06/2018 06:56 h
Suporte Frontal.STL (63,4 KB) Suporte Frontal.STL Yugo Nihari, 01/06/2018 21:09 h
Suporte traseiro.STL (66,4 KB) Suporte traseiro.STL Yugo Nihari, 01/06/2018 21:09 h
Eixo CHUTE RASTEIRO.STL (32,9 KB) Eixo CHUTE RASTEIRO.STL Yugo Nihari, 01/06/2018 21:09 h
Chute_driblador_tangente.jpeg (68,5 KB) Chute_driblador_tangente.jpeg Yugo Nihari, 02/06/2018 23:56 h
Chute_alto_rente_ao_chão.jpeg (78,9 KB) Chute_alto_rente_ao_chão.jpeg Yugo Nihari, 02/06/2018 23:56 h
Fratura_carretel.jpeg (67,4 KB) Fratura_carretel.jpeg Yugo Nihari, 02/06/2018 23:56 h
Fio_sem_folga.jpeg (94,7 KB) Fio_sem_folga.jpeg Yugo Nihari, 02/06/2018 23:56 h
Pistão_preso.jpeg (78,6 KB) Pistão_preso.jpeg Yugo Nihari, 02/06/2018 23:56 h
awg22-23-26_testes.xlsx (19 KB) awg22-23-26_testes.xlsx Yugo Nihari, 03/06/2018 00:12 h
picture46-1.png (44,7 KB) picture46-1.png Luis David Peregrino de Farias, 03/06/2018 03:02 h
Sup_motor_diametro.JPG (43 KB) Sup_motor_diametro.JPG Yugo Nihari, 03/06/2018 16:37 h
Pistao.jpeg (40,1 KB) Pistao.jpeg paulo guilherme, 05/06/2018 00:42 h
picture722-1.png (524 KB) picture722-1.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 07:49 h
picture656-1.png (61,8 KB) picture656-1.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 08:00 h
picture656-2.png (21,8 KB) picture656-2.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 08:00 h
picture656-3.png (39 KB) picture656-3.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 08:00 h
picture656-4.png (51,7 KB) picture656-4.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 08:00 h
picture798-2.png (80,4 KB) picture798-2.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 08:26 h
picture500-1.png (114 KB) picture500-1.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 08:42 h
picture500-2.png (68,3 KB) picture500-2.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 08:42 h
picture500-4.png (61,7 KB) picture500-4.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 08:42 h
picture715-1.png (238 KB) picture715-1.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 09:02 h
picture715-2.png (367 KB) picture715-2.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 09:02 h
picture627-2.png (46,2 KB) picture627-2.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 09:33 h
picture706-1.png (1,16 MB) picture706-1.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 09:37 h
Chute.xlsx (11,4 KB) Chute.xlsx Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 09:38 h
WhatsApp Video 2018-06-06 at 06.34.41.mp4 (1,96 MB) WhatsApp Video 2018-06-06 at 06.34.41.mp4 Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 09:42 h
picture374-1.png (1,15 MB) picture374-1.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 09:42 h
picture374-2.png (1,21 MB) picture374-2.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 09:42 h
picture279-1.png (57,2 KB) picture279-1.png Luis David Peregrino de Farias, 06/06/2018 17:05 h
Suporte traseiro.PDF (46,4 KB) Suporte traseiro.PDF Luis David Peregrino de Farias, 08/06/2018 02:49 h
Placa de chute rasteira.PDF (43,8 KB) Placa de chute rasteira.PDF Luis David Peregrino de Farias, 08/06/2018 02:49 h
Suporte Frontal.PDF (46,4 KB) Suporte Frontal.PDF Luis David Peregrino de Farias, 08/06/2018 02:49 h
Suporte traseiro.STL (66,4 KB) Suporte traseiro.STL Luis David Peregrino de Farias, 08/06/2018 03:03 h
Suporte Frontal.STL (63,4 KB) Suporte Frontal.STL Luis David Peregrino de Farias, 08/06/2018 03:03 h
Placa de chute rasteira.PDF (71,1 KB) Placa de chute rasteira.PDF Luis David Peregrino de Farias, 08/06/2018 16:30 h
Suporte traseiro.PDF (73,7 KB) Suporte traseiro.PDF Luis David Peregrino de Farias, 08/06/2018 16:30 h
Suporte Frontal.PDF (74 KB) Suporte Frontal.PDF Luis David Peregrino de Farias, 08/06/2018 16:30 h
Placa de chute rasteira.STL (19,7 KB) Placa de chute rasteira.STL Luis David Peregrino de Farias, 10/06/2018 00:29 h
picture210-1.png (90,4 KB) picture210-1.png Luis David Peregrino de Farias, 10/06/2018 00:29 h
picture210-2.png (92,7 KB) picture210-2.png Luis David Peregrino de Farias, 10/06/2018 00:29 h
picture79-1.png (83,6 KB) picture79-1.png Luis David Peregrino de Farias, 10/06/2018 01:04 h

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Segue em anexo os arquivos para o protótipo do chute junto com seu suporte, faltando assim apenas as peças em alumínio e aço.

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Segue em anexo 6 peças que precisam novamente ser impressas, do enrolador de solenoide, para otimizar o projeto e por má qualidade de impressão(sem preferência de material):

Ações #3

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Qual a prioridade?

Ações #4

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Luiz Renault Leite Rodrigues escreveu:

Qual a prioridade?

Normal, as peças que o Bozza enviou possuem prioridade. Depois as peças do chute com o suporte e por fim as peças do enrolador do solenoide.

Ações #5

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Capitão o senhor imprimiu mais alguma peça, fora os 2 suportes do solenoide, o solenoide e o 1 dos suportes para teste? A se4 acabou de ganhar uma impressora, podemos imprimir coisas aqui também, uma impressora muito boa por sinal, doação da Alumni.

Ações #6

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Por ora não. Se precisar de mais alguma coisa é só avisar.

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Capitão, essas são as peças que precisam ser impressas para testar a nova geometria do chute:

Ações #8

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Excel com os parâmetros medidos e teóricos do solenoide até agora:

Vou completar o restante hoje a noite, excluindo velocidade prática do chute, pra ser correta precisa do novo protótipo. Apesar da divergência entre a resistência teórica e prática os valores ficaram na mesma ordem de grandeza.

Ações #9

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Capitão, quando o pistão esta dentro do conjunto a indutância do solenoide passa a variar muito com a frequência, qual seria o valor mais correto de usar? Continua 10khz?

Ações #10

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Foram feitos testes de velocidade de chute para os 3 dos 4 solenoides(que são seguros pra usar na placa) ontem. Para medir a velocidade foi usado o app tracker, já que ainda não foi possível instalar o auto refeere no pc da visão do lab (pessoas da intel estavam ocupados nessa ultima semana).

O solenoide que saiu melhor foi o de número de 1(da tabela do excel) atingindo uma velocidade de chute de aproximadamente 3.6 m/s. Bem inferior a velocidade de 6.2 m/s calculado também pelo tracker do chute do ano passado.

Imagem de análise de um dos chutes no programa tracker: picture287-1.png

Assim pensou-se em fazer o protótipo com um menor diâmetro de pistão(que nem o do ano passado), a redução se torna vantajosa por diminuir a inércia do pistão e possibilitar mais espaço para o solenoide, permitindo mais voltas com o mesmo tamanho de diâmetro externo.

Para isso, seria necessário poucas modificações, as peças que o senhor está imprimindo não seriam afetadas. Só precisaríamos de um novo solenoide e reduzir o diâmetro do pistão de protótipo no torno. O que o senhor acha?

Ações #11

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Então se o senhor puder imprimir também 3 desses solenoides poderíamos testar essa possibilidade e escolher o melhor tipo fio de cobre para o nosso chute. No novo desenho também inclui os filetes para aumento de resistência do solenoide:

Eu e o Gustavo estamos tentando consertar as impressoras hj também, pra podermos imprimir no lab.

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Videos:
Chutes com solenoides 4(mais fraco), 1(mais forte) e 2(médio)

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Videos mostrando a diferença de contato entre placa de chute e bola para diferentes distâncias:

Distância média(mais forte), distância longe(mais fraco), quase colado(Médio)

Ações #14

Atualizado por Yugo Niharimais de 6 anos

Capitão, dei uma mexida na impressora da SE4 que nunca funciona e estou tentando imprimir as peças do chute aqui, mas a chance de sucesso é bem baixa. O senhor está imprimindo as peças? Caso dê tempo o senhor pode entregar para o Onias amanhã? Que aí já posso ir enrolando os solenóides para o Luis Farias.

Atualizado por Yugo Niharimais de 6 anos

Consegui imprimir um carretel Carretel_impresso_petg.jpeg

Utilizei o torno para enrolar o fio de 0,64mm. Enrolador_torno.jpeg

Para conseguir contar os fios de cada camada e não misturar uma camada com outra utilizei tiras de papel Camada1.jpeg Camada2.jpeg Camada3.jpeg Camada4.jpeg Camada5.jpeg

Assim, no total foram feitas 517 voltas, em 10 camadas. A resistência ficou em 3,1ohm. Para comparação, o carretel enrolado anteriormente tinha 362 voltas e resistência de 2,1ohm. A diferença de um carretel para o outro foi a diminuição em 3mm no diâmetro (diminuimos o pistão de 19mm para 16mm aprox.).

Realizei o teste do chute e analisei a velocidade da bola no tracker. Montagem_teste.jpeg
Em 3 testes obtive as velocidades de: 3,5m/s; 5,3m/s; 3,5m/s. O que percebi que alterava bastante a velocidade era a força que eu aplicava para segurar o conjunto, impedindo que ele fosse para trás durante o chute. Uma imprecisão no teste foi o posicionamento da bola. Não me atentei para posicioná-la a uma distância exata, o que pode influenciar nos resultados.

Conseguimos então uma velocidade de 5,3m/s com o fio que havia se saído pior nos testes do Luís Farias. O próximo passo é utilizar os novos carretéis impressos com outros tamanhos de fio, posicionar fielmente a bola em relação ao driblador e testar na nova posição que o Luis Farias solicitou a impressão.

Atualizado por Yugo Niharimais de 6 anos

Segue o restante das camadas que faltou anexar: Camada6.jpeg Camada7.jpeg Camada8.jpeg Camada9.jpeg Camada10.jpeg

Ações #17

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Excelente trabalho. Estou imprimindo os 3 carretéis e já fiz a base de testes do chute.

Atualizado por Yugo Niharimais de 6 anos

Capitão, anexo estão as 3 peças do chute para impressão. Os suportes frontal e traseiro mais atuais são necessários para verificarmos se o chute pode dar porblema com o driblador. O eixo também vai servir para verificar se altura está boa para passar por baixo do rolete. Como a peça é impressa fiz uma alteração no diâmetro de 6mm para 5,5mm e coloquei um chanfro para facilitar fazer a rosca.

Podemos pedir para o Castilho tornear um eixo desse em aço? O protótipo d

Ações #19

Atualizado por Yugo Niharimais de 6 anos

Podemos pedir para o Castilho tornear um eixo desse em aço? O protótipo que o Luis Farias fez para o chute entortou quando ele foi fazer a rosca, o que está atrapalhando os testes do chute

Atualizado por Yugo Niharimais de 6 anos

Com carretéis impressos, enrolamos os fios awg 22 e awg26. O awg 22 ficou com R=1,9ohm, com 8 camadas e o awg26 ficou com R=10,4ohm e 12 camadas (Tirei foto de cada camada para contar os fios, depois que contar escrevo aqui na tarefa)

O primeiro problema ocorreu quando enrolamos o fio awg26. O pistão, que havia sido usado para prender no mandril no torno, ficou preso, provavelmente porque conforme enrolamos o fio, o carretel foi ficando mais tensionado. Conseguimos tirar depois de muito esforço, mas a peça quebrou. Felizmente consehguimos colar e não perder o carretel. Pistão_preso.jpeg

Torneamos o pistão um pouco mais. Agora ele está com 15,5mm-15,7mm.

Conseguimos enrolar o fio awg22 sem utilizar o pistão no mandril. Prendemos o carretel no mandril e apenas deixamos o pistão dentro para centrar na outra extremidade e evitar colocar toda a tensão na peça impressa. Isso foi bom pois tirou a necessidade de contar com a interferência causada pela imprecisão da impressão.

Utilizamos o chassi que ficou pronto ontem para posicionar tanto o driblador quanto as peças do chute. Assim, o conjunto ficou fiel ao que ocorrerá na partida.

Analisei 3 chutes de cada um dos solenóides com os fios awg 22, 23 e 26. As seguintes velocidades foram feitas através de regressão linear correspondente aos primeiros 0,2m de deslocamento. (Anexo a planilha com os dados capturados)

Awg 22: 5,4m/s 4,6m/s 4,7m/s
Awg 23(teste refeito com a montagem correta): 5,4m/s 5,5m/s 4,3m/s
Awg 26: 3,9m/s 4,2m/s 3,7m/s

Assim, o Awg 23 foi o que teve os melhores resultados. Existe também a possibilidade de teste com os Awg 24 e Awg25.

Sobre problemas que percebi:

-Quando fui colocar o rolamento nos suportes dos motores, que servem para apoiar as rodas, tive muita dificuldade e não consegui colocar até o final. os rolamentos estão com 3,90mm. Acredito que os rolamentos utilizados estejam ruins, inclusive porque senti certa resistência para girar eles. Acho que deveríamos comprar novos para todas as rodas. Já o eixo do suporte do motor onde o rolamento precisa ser encaixado estava com 4,00-4,05mm. Vamos precisar lixá-los para encaixar os rolamentos direito.

-Quando fui enrolar o primeiro solenóide não deixei muito fio sobrando e isso dificultou o teste. Importante lembrar de deixar quantidade razoável de fio sobrando Fio_sem_folga.jpeg

-O carretel do fio awg23 fraturou na parte que fica apoiado no suporte frontal. Assim como o outro, consegui colar e não perder o carretel Fratura_carretel.jpeg.
Isso aconteceu porque o suporte frontal tinha pouca tolerância para a impressão 3D. Acredito que não ocorrerá com o suporte usinado.

-A placa do chute alto está pegando no chão, assim quando o robô vai para trás ele fica levantando (foto). Acredito que seja melhor diminuir em 1mm o tamanho dele. Chute_alto_rente_ao_chão.jpeg

-O chute está raspando no rolete do driblador. Isso deve estar acontecendo pela folga que fica no pistão dentro do carretel (pelo peso do eixo, a parte da frente fica levemente enclinada). Além disso o eixo do chute está torto, piorando a situação. O Luis Farias fez modificações hoje para ganharmos mais tolerância. Vale reforçar que está pegando muito pouco no rolete, então mesmo nessa situação o chute não ficou comprometido e foi possível fazer os testes. Chute_driblador_tangente.jpeg

Ações #21

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Capitão, no chute antigo possuía um conseguíamos uma velocidade de até 6.5 m/s medindo pelo tracker, mas na competição tivemos que limitar a força do chute por passar de 8m/s muitas vezes. Com a redução da regra da velocidade de chute de 8 para 6 m/s. Acreditamos que esse sistema de chute testado atinge nossos objetivos(possui velocidade de até 5.5 m/s pelo tracker e é menor que o antigo). Assim poderíamos começar a produção das peças usinadas na imbel. E, caso o senhor ache necessário, ainda podemos tentar otimizar a velocidade modificando o pistão e o carretel, sem modificar as outras peças. Uma ideia que tivermos de melhorar a velocidade do chute é utilizar um material não ferromagnético para o eixo, visto que ele produz uma força negativa ao sair do solenoide. Mas ao mesmo tempo precisamos de um material que não se deforme facilmente, assim outra alternativa seria apenas reduzir seu diâmetro ao máximo. O senhor tem alguma opinião de material? em substituição ao aço 1020 de atualmente.

Ações #22

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Com o esforço na redução de altura a placa de chute está pegando quase a o centro da bola como queríamos no começo, para isso teve que reduzir um pouco o tamanho do pistão do chute alto, mas aumentamos um pouco o seu solenoide(espaço para o fio). Apesar da redução de tamanho isso pode ajudar na força dele, visto o comportamento do chute rasteiro, onde o pistão mais leve apresentou um maior desempenho.

Desenho do chute(setas apontando para peças que começariam a ser produzidas):

picture46-1.png

Ações #23

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Bom dia pessoal. Mais um vez parabéns pelo trabalho. Este é o espírito.
Algumas ressalvas: vocês estão confundindo tolerância com folga. Cuidado com isso. Folga é a diferença entre a geometria de uma das peças e de outra, de forma a permitir um encaixe não ajustado e mais facilitado. Tolerância é a possibilidade de variação dimensional entre as peças para que o encaixe seja possível, dadas as folgas projetadas. Exemplo:

Se o diâmetro interno do rolamento é 4.00mm, o eixo poderá ser projetado para 3.95mm. Se a tolerância do diâmetro interno do rolamento é +/- 0.1mm, o Eixo deverá ser 3.85mm com tolerância para baixo, ou seja 3.85 (-0.05)mm. Assim, ao fabricar o eixo, será tomado o devido cuidado para que a peça final tenha entre 3.80 e 3.90mm, o que garantiria o encaixe. Ficou claro?

Com isso, vem duas perguntas:

  • Vocês projetaram as peças com a devida folga?
  • Vocês informaram a tolerância necessária?

Isso evitaria, por exemplo, ter que lixar peças para encaixar.

Ações #24

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Algumas informações que não percebi nas descrições dos testes:

  • Qual o tempo de acionamento do chute?
  • Qual a diferença entre o desempenho teórico das diferentes bitolas? Temos que calcular para evitar tomar conclusões precipitadas baseadas em um pequeno universo de amostras (3 chutes com cada enrolamento).
  • Alguém está buscando um material mais eficiente para o êmbolo?
  • Qual o motivo do êmbolo de menor diâmetro ter um melhor rendimento?
  • Qual a diferença relativa teórica entre a força/quantidade de movimento entre o êmbolo do chute rasteiro e do chute alto? Ou seja, o que a gente pode esperar do chute alto?

Sugiro também que verifiquem a possibilidade de deixar a placa de chute alto faceando o chassi, de forma que esta seja a menor distância do robô ao campo, evitando prender em desníveis da montagem.

Ações #25

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Achei extremamente eficiente a ideia de usar o torno para enrolar os carretéis. Entretanto, há a grande preocupação em contar o número de voltas.
Considero que seria muito proveitoso um dispositivo que o fizesse de forma automática. Pode ser eletrônico ou mecânico.

O torno de vocês é capaz de fazer rosca? Conseguem definir um passo, com inversão do movimento do carro? Utilizando este recurso, bastaria calcular o número de voltas por inversão e o número total de inversões.

O controle de rotação do torno é preciso? Assim só precisaria medir o tempo que leva para enrolar.

Montar um tacômetro óptico seria bem fácil, utilizando os leds e fototransístores utilizados como sensor de bola.

Ações #26

Atualizado por Yugo Niharimais de 6 anos

Conversei com o Luís Farías e nossas respostas para os questionamentos levantados são os seguintes: picture46-1.png

Se o diâmetro interno do rolamento é 4.00mm, o eixo poderá ser projetado para 3.95mm. Se a tolerância do diâmetro interno do rolamento é +/- 0.1mm, o Eixo deverá ser 3.85mm com tolerância para baixo, ou seja 3.85 (-0.05)mm. Assim, ao fabricar o eixo, será tomado o devido cuidado para que a peça final tenha entre 3.80 e 3.90mm, o que garantiria o encaixe. Ficou claro?
Com isso, vem duas perguntas:
Vocês projetaram as peças com a devida folga?
Vocês informaram a tolerância necessária?
Isso evitaria, por exemplo, ter que lixar peças para encaixar.

**R:Erramos, usamos o mesmo desenho que já tinha usinando uns e tinha dado certo. No desenho só mudamos outros parâmetros que não era no encaixe do rolamento.
O rolamento que eu me referia na verdade era o de 7mm (conforme foto anexa), mas o problema também vai acontecer no rolamento de 4mm, interno aos corpos da roda. O jeito agora é lixar. Vamos ficar atentos a isso das próximas vezes. ** Sup_motor_diametro.JPG

Qual o tempo de acionamento do chute?
**R: Nos testes estávamos chutando apertando o botão da placa, então é o chute com descarga total. **

Qual a diferença entre o desempenho teórico das diferentes bitolas? Temos que calcular para evitar tomar conclusões precipitadas baseadas em um pequeno universo de amostras (3 chutes com cada enrolamento).
**R: Vamos verificar. Podemos testar o chute no auto referee na terça-feira. Como obtemos a velocidade instantaneamente pelo pc é possível fazer uma média com bem mais chutes e verificar o quanto varia entre eles. **

Alguém está buscando um material mais eficiente para o êmbolo?
**R: Compramos um que falta testar. O material é uma liga de aço que possui níquel em sua composição, lemos em um artigo que isso melhora a permeabilidade magnética do material **

Qual o motivo do êmbolo de menor diâmetro ter um melhor rendimento?
**R: Não é uma resposta simples, temos que simular teoricamente os dois casos. Mas explicando qualitativamente o solenoide fica maior e a massa do embalo diminui, atingindo uma velocidade maior no final. **

Qual a diferença relativa teórica entre a força/quantidade de movimento entre o êmbolo do chute rasteiro e do chute alto? Ou seja, o que a gente pode esperar do chute alto?
**R: Não sei como podemos calcular teoricamente a iduntancia do chute alto. Teríamos que enrolar um e medir, fora isso teria que usinar um embolo dele e medir a iduntancia com ele recuado e fora, assim poderiamos estipular sua força. *
*Sugiro também que verifiquem a possibilidade de deixar a placa de chute alto faceando o chassi, de forma que esta seja a menor distância do robô ao campo, evitando prender em desníveis da montagem.

**R: É possível, mas talvez ela não irá pegar embaixo da bola o suficiente para o chute sair inclinado. Para o chute alto do goleiro usando o rasteiro tínhamos que deixar bem próximo do solo também. De todo jeito não podemos deixar em uma altura atrapalhe o movimento do robô. Podemos imprimir com uma medida que fique entre o chassi e o chão e verificar se não atrapalha o movimento. **

Considero que seria muito proveitoso um dispositivo que o fizesse de forma automática. Pode ser eletrônico ou mecânico.
O torno de vocês é capaz de fazer rosca? Conseguem definir um passo, com inversão do movimento do carro? Utilizando este recurso, bastaria calcular o número de voltas por inversão e o número total de inversões.
O controle de rotação do torno é preciso? Assim só precisaria medir o tempo que leva para enrolar.
Montar um tacômetro óptico seria bem fácil, utilizando os leds e fototransístores utilizados como sensor de bola.

**R:O problema é que o controle da rotação do torno é bem manual. Vou aumentando e diminuindo durante o enrolamento para conseguir deixar as espiras o mais próximas possível. Inclusive no começo e no final de cada camada tenho que enrolar e desenrolar algumas vezes até ficarem bem alinhadas as primeiras. Tirar foto de cada camada e contar não é demorado, algo próximo de 1min por camada. E aí quando for produzir podemos contar rapidamente e ir deixando o mais próximo possível o número de espiras por camada. **

Ações #27

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

O torno tem controle de passo para rosca?

Ações #28

Atualizado por Yugo Niharimais de 6 anos

Luiz Renault Leite Rodrigues escreveu:

O torno tem controle de passo para rosca?

Luis Farias disse que tem, mas que é preciso ajeitar a relação trocando manualmente as engrenagens. Não é algo praticável porque não vamos ter as relações específicas para o diâmetro dos fios e teria que ser alterada a cada camada.

Ações #29

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Yugo Nihari escreveu:

Luiz Renault Leite Rodrigues escreveu:

O torno tem controle de passo para rosca?

Luis Farias disse que tem, mas que é preciso ajeitar a relação trocando manualmente as engrenagens. Não é algo praticável porque não vamos ter as relações específicas para o diâmetro dos fios e teria que ser alterada a cada camada.

Ele faz a inversão automática? Poderiam utilizar o passo para o diâmetro médio. As fileiras enroladas não ficariam perfeitamente paralelas, mas a contagem seria exata.

Ações #30

Atualizado por Yugo Niharimais de 6 anos

Luiz Renault Leite Rodrigues escreveu:

Ele faz a inversão automática? Poderiam utilizar o passo para o diâmetro médio. As fileiras enroladas não ficariam perfeitamente paralelas, mas a contagem seria exata.

Não sabemos.

Ações #31

Atualizado por paulo guilhermemais de 6 anos

Boa noite capitão,
Eu sou o Paulo, aluno do 1º ano e membro da mecânica da RoboIME. Torneei esse pistão hoje e o o Nihari quer saber se podemos utilizar a fresadora CNC para fazer o furo com rosca nesse pistão. Além disso, também gostaria de saber se poderíamos ir na Imbel amanhã para já testá-lo.

Pistao.jpeg

Ações #32

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Provavelmente não colocaríamos a peça na CNC para furar e fazer rosca. Seria feito na convencional. Ainda não resolveram o problema da furação no torno de vocês? O que estão precisando, broca de centrar?

Ações #33

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Luiz Renault Leite Rodrigues escreveu:

Provavelmente não colocaríamos a peça na CNC para furar e fazer rosca. Seria feito na convencional. Ainda não resolveram o problema da furação no torno de vocês? O que estão precisando, broca de centrar?

Com ajuda de um dos nossos professores conseguimos fazer o furo em um dos torno do ime com a broca de centrar, quase todos estavam com o cabeçote desalinhado, dificultando o processo. Mas quando tentei outro dia no nosso torno a broca de centrar quebrando, o cabeçote parecia está desalinhado também. Se o senhor puder dar uma olhada no nosso torno um dia que estiver aqui para tentar ver qual é o problema...

Para o protótipo podemos fazer o furo na pneumática da Imbel amanhã? Seria possível achar o centro aproximado fazendo construções geométricas ou imprimir numa folha um gabarito para marcar o centro. A imprecisão não deve ficar grande o suficiente a ponto de atrapalhar o funcionamento do chute.

Ações #34

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Podem sim. Só acertar com o Castilho.

Ações #35

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Bom dia Capitão, tentei desenvolver o máximo que pude de noite e madrugada. Comecei revisando a parte teórica como o senhor recomendou. Vou colocar o desenvolvimento agora.

Ações #36

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Obtenção das equações diferenciais do modelo.

Foi usado como base para o programa no simulink, já mostrei para o senhor na imbel uma vez:

picture722-1.png

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Este foi o programa para calcular o movimento teórico do chute:

Circuito: picture656-1.png

Solenoide: picture656-2.png

Dinâmica do sistema: picture656-3.png

Indutância do ssolenoide: picture656-4.png

Ações #38

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Input de dados:
São definidos a geometria do problema, divido em parâmetros da natureza(constantes), parâmetros fixos e variáveis(fio utilizado no solenoide) que é a variável que buscamos otimizar na ocasião.

picture798-2.png

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Permeabilidade magnética do aço:

Para o sistema onde campos magnéticos elevados são gerados no solenoide não é uma boa aproximação afirmar que a permeabilidade magnética do aço 1020 é constante. Já que ocorre o fenômeno de saturação magnética, onde o pistão atinge o estado que quase todos os spins magnéticos do aço já estão alinhados e o aço não consegue potencializar mais o campo incidente.

Achei um bom artigo para obter dados sobre esse fenômeno, https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15735/000690376.pdf?sequence=1.

Dados do comportamento do aço 1020.

picture500-1.png picture500-2.png picture500-4.png

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Calculo da indutância:

A base teórica foi retirada do moyses cap 9 (http://macbeth.if.usp.br/~gusev/indutancia)

picture715-1.png

Assim resolvi a integral para o nosso caso, onde temos 2 permissividades a do ar e a do pistão para determinadas regiões.

picture715-2.png

As aproximações que me preocupam das utilizadas é a do campo do solenoide. B=mi*N*i/l pois o comprimento do solenoide tem a mesma ordem de grandeza do Diâmetro do mesmo. E qual área que eu considero a parte de ar do solenoide(o anel formado entre um raio compreendido o entre raio externo e interno do carretel e o raio do pistao). Para a simulação usei o valor médio

Ações #41

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Com a modelagem completa foi feita uma planilha para comparar os resultados teóricos com os práticos.

Infelizmente só foi possível testar uma das bitolas completamente com o auto refeere. A idéia era fazer 10 chutes para cada um dos tipos de fio, mas quando a segunda placa de chute eletrônica deu problema durante os testes resolvemos abortar.

Segue uma imagem da planilha e ela anexada: picture627-2.png

Esse teste foi feito com os suportes mais recentes que o senhor imprimiu, igual ao que está no desenho, e o eixo novo inox. Havendo dessa maneira uma melhora na velocidade de 5.5 pra 6m/s, igual a velocidade máxima da competição, e a velocidade teórica 7.5 m/s. Quando possível vamos testar o 22 e confirmar se realmente vai sair mais rápido como diz a eteoria

Ações #42

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Foto da verificação da altura:
Com os novos suportes a placa de chute não encosta no driblador mesmo com o furo do pistão inclinado. picture706-1.png

Ações #43

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Luis David Peregrino de Farias escreveu:

Com a modelagem completa foi feita uma planilha para comparar os resultados teóricos com os práticos.

Infelizmente só foi possível testar uma das bitolas completamente com o auto refeere. A idéia era fazer 10 chutes para cada um dos tipos de fio, mas quando a segunda placa de chute eletrônica deu problema durante os testes resolvemos abortar.

Segue uma imagem da planilha e ela anexada: picture627-2.png

Esse teste foi feito com os suportes mais recentes que o senhor imprimiu, igual ao que está no desenho, e o eixo novo inox. Havendo dessa maneira uma melhora na velocidade de 5.5 pra 6m/s, igual a velocidade máxima da competição, e a velocidade teórica 7.5 m/s. Quando possível vamos testar o 22 e confirmar se realmente vai sair mais rápido como diz a eteoria

Esqueci de enviar a planilha

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Vídeo e fotos do chute de 6m/s

Montagem: picture374-1.png

Velocidade: picture374-2.png

Video:

Ações #45

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Onde estão os resultados teóricos? Qual teria o chute mais rápido?

Ações #46

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Completei os valores teóricos para mais bitola o melhor foi um awg 20, mas ele deu muito próximo de 80 A. Então seria recomendado usar o awg 21.

picture279-1.png

Esqueci de falar ontem, mas disseram que n ia dar pra medir a corrente pelo shunt que o senhor falou. Se o senhor puder falar com eles... acho que boa parte da imprecisão da teoria vai está na indutância. Nossos campos são muito elevados, de forma que o campo H não fica entre os valores medidos no artigo, tive que interpolar para números maiores. Assim seria interessante se pudéssemos medir a inductância durante um chute tbm.

O senhor ainda está no IME? O senhor acha que deveríamos continuar os testes? Estamos perdendo placas de chute assim, infelizmente como mostra na planilha só consegui fazer uma boa amostragem do fio tipo awg23...

Ações #47

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Escalar um eletrônica para acompanhar esta tarefa. Peça para ele explicar aqui pq não é possível medir a corrente.

O valor de Imax dos experimentos veio de onde?

Ações #48

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Todas as velocidades teóricas estão dentro da mesma ordem de grandeza. Assim seria melhor utilizar a menor bitola, para que a corrente máxima seja menor. Confere isso?

Ações #49

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Luiz Renault Leite Rodrigues escreveu:

Escalar um eletrônica para acompanhar esta tarefa. Peça para ele explicar aqui pq não é possível medir a corrente.

O valor de Imax dos experimentos veio de onde?

Certo, irei falar com o Havaiano. É a corrente máxima teórica, desculpa esqueci de dizer que era a teórica.

Ações #50

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Luiz Renault Leite Rodrigues escreveu:

Todas as velocidades teóricas estão dentro da mesma ordem de grandeza. Assim seria melhor utilizar a menor bitola, para que a corrente máxima seja menor. Confere isso?

Exato, o awg 21 é mais seguro que o 20. Não tem muita vantagem usar um fio que deixaria a placa de chute mais perto de queimar se só podemos chutar no max a 6m/s mesmo. Que o fio awg 23 já consegui atingir no experimento prático. Assim proponho decidir entre os fios awg 21,22 ou 23. Sendo o 23 mais seguro e o 21 mais rápido(pra caso queiramos chutar acima de 6m/s, nesse caso é regulado o tempo máximo de acionamento do capacitor para nãqo quebrar a regra na competição).

Ações #51

Atualizado por Onias Castelo Brancomais de 6 anos

Sobre o cálculo da corrente, quantas medições teriam que ser feitas e com quantos roletes? Não consigo pensar num jeito pratico de organizar esse experimento. Já procurei em outra oportunidade um software para extrair os dados do osciloscopio do lab, mas sem sucesso. Podemos usar o do lab do rotava, que eu tenho um pouco mais de familiaridade. Sobre o problema na placa de chute, não olhei o que aconteceu, vou falar com o joão e com o farias e ver como posso resolver.

Ainda estou com algumas dúvidas. O problema é determinar a corrente máxima que passa pelo circuito da placa de chute, correto? Pelo que entendi, existe uma combinação de solenoide/chute que tem uma resposta boa (atinge o máximo da velocidade permitida em um jogo) e passa uma corrente menor que as demais opções. O que deveria ser feito para validar esta opção? Ou nao deveria pular algumas etapas?

Não medimos a corrente quando o farias porque nos organizamos mal e estávamos sem tempo para acompanhar a tarefa como deveriamos. Agora posso olhar com mais cuidado. O joão acompanhou como pode na terça, orientando o farias sobre como elaborar o experimento que ele reportou aqui.

Ações #52

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Qual é o modelo do osciloscópio do Lab? Podemos fazer os testes na IMBEL também. Isso nunca foi problema.
Precisamos sincronizar o gráfico de corrente com o vídeo em alta taxa de quadros do chute, para verificar em que momento o chute ocorre e quando se dá o pico de corrente e qual seu valor.

O problema não é determinar só a corrente máxima, e sim o perfil de corrente durante o chute.

A mecânica está dependendo de vocês para finalizar o projeto.

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Capitão, pedi para o Guimarães fazer e seguem os desenhos técnicos de algumas peças do chute que estão fixas no nosso problema: Os dois suportes (traseiro e frontal) e da placa de chute. Peças que estão fixas no nosso problema. Para o chute rasteiro só fica faltando o pistão e o solenoide, já que o eixo conseguimos comercial e já foi adquirido. Não foi feito pistão ainda por esse poder sofrer modificações para otimizar o chute, se quisermos mais de 6m/s para ter uma gordura sobre a regra da vel máxima.

Eu e o Onias, tentamos obter a corrente hoje, mas sem sucesso. Acho que o fator principal foi o problema de configuração do osciloscópio para pegar a variação. Ele deve explicar para o senhor depois quando tiver tempo.

Ações #54

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Infelizmente os suportes quebraram após os chutes realizados ontem e hoje, se o senhor puder imprimir de novo... Ou se o senhor aprovar as peças que mandei o desenho podemos esperar uma para poder realizar mais chutes sem quebrar, como disse acho que não temos mais porque mexer nos suportes e na placa de chute, tendo em vista que mexer neles afetam outras peças, já estamos chutando na velocidade máxima permitida e para alterar a velocidade do chute se mostra eficiente atuar no pistão e no solenoide.

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Mandando os STLs de novo para ficar mais fácil de o senhor achar caso for imprimir. Desculpa a demora para responder, prova de hoje e a de amanhã estão tomando muito tempo.

Ações #56

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Luis David Peregrino de Farias escreveu:

Capitão, pedi para o Guimarães fazer e seguem os desenhos técnicos de algumas peças do chute que estão fixas no nosso problema: Os dois suportes (traseiro e frontal) e da placa de chute. Peças que estão fixas no nosso problema. Para o chute rasteiro só fica faltando o pistão e o solenoide, já que o eixo conseguimos comercial e já foi adquirido. Não foi feito pistão ainda por esse poder sofrer modificações para otimizar o chute, se quisermos mais de 6m/s para ter uma gordura sobre a regra da vel máxima.

Eu e o Onias, tentamos obter a corrente hoje, mas sem sucesso. Acho que o fator principal foi o problema de configuração do osciloscópio para pegar a variação. Ele deve explicar para o senhor depois quando tiver tempo.

Caso o senhor aprove eu coloco lá na tarefa de produção junto com o arquivo CAD .SLDPRT do solid

Ações #57

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Não há indicação de tolerâncias.

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Luiz Renault Leite Rodrigues escreveu:

Não há indicação de tolerâncias.

Revisei o desenho e coloquei tolerâncias nas medidas importantes.

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Correções na placa de chute:

Correção para não pegar no motor

picture210-1.png

Verificação se o chute n vai pegar na quina quando a bola se encontra na ponta:

picture210-2.png

Segue em anexo o stl:

Ações #60

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 6 anos

Capitão o batente do pistão do chute alto é o suporte frontal do chute alto de forma que o solenoide do chute alto não sofre nenhum impacto sobre ele, a não ser o atrito do pistão correndo sobre ele, de forma que não deve ter problema a configuração atual.

Local onde o pistão bate:

picture79-1.png

De toda forma deixei furos no chassi para uma possível peça que envolvesse ele que nem o robo antigo possuía.

Poderíamos usar isso como recurso.

Ações #61

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Nihari, chegou a passar as questões que discutimos?

Ações #62

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 6 anos

Estou achando este rebaixo pequeno, e com receio que com a força do chute possa soltar.

Ações #63

Atualizado por Yugo Nihariquase 6 anos

  • Situação alterado de Em andamento para Fechada
Ações

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