Meta #584
FechadaObjetivo #583: Melhorar a defesa
Estudar a defesa da ER-Force
Adicionado por Lucas Germano quase 7 anos atrás. Atualizado mais de 6 anos atrás.
Arquivos
er-force_tdp2017.pdf (1,58 MB) er-force_tdp2017.pdf | Lucas Germano, 21/02/2018 22:51 h | ||
defesa.PNG (17,3 KB) defesa.PNG | Nicolas Oliveira, 29/04/2018 21:49 h |
Atualizado por Lucas Germano há mais de 6 anos
- Arquivo er-force_tdp2017.pdf er-force_tdp2017.pdf adicionado
Eis o arquivo principal que fala da defesa deles, estou procurando nos anos mais recentes, caso ache alguma coisa interessante sobre a defesa colocarei aqui também.
Atualizado por Lucas Germano há mais de 6 anos
- Atribuído para ajustado para Lucas Germano
Atualizado por Lucas Germano há mais de 6 anos
- Data prevista ajustado para 07/05/2018
- Atribuído para alterado de Lucas Germano para Gabriel Borges da Conceição
A tarefa foi passada para o Gabriel e para o Fábio, que tem 2 semanas para terminar.
Atualizado por Luciano Barreira há mais de 6 anos
- Versão ajustado para RoboCup 2018
Atualizado por Gabriel Borges da Conceição há mais de 6 anos
Já fiz o estudo da defesa da equipe ER Force.
Eles usam 3 tipos de defensores:
1- Center Back: Fica à frente da área bloqueando chutes diretos, fazendo com que o menor número de chutes possível chegue ao goleiro. É muito parecido com a defesa que usamos atualmente.
2- Manmark: Marca o inimigo mais perigoso, tentando impedir que um passe seja dado em sua direção. Também é parecido com o que o Striker de nossa equipe faz quando a posse de bola é inimiga.
A diferença são os critérios utilizados para definir o adversário sem bola mais perigoso. Atualmente, nós usamos: Soma das distâncias desse inimigo ao gol e dele ao robô com posse de bola. Quem tem menor soma é o mais perigoso.
A ER Force usa os seguintes critérios:
1-Distância ao gol.
2- O ângulo bola-inimigo-gol para determinar a probabilidade de um volley shot.
3- O ângulo bola-gol-inimigo para estimar a distância que os centers back terão de andar para marcar o chute desse inimigo mais perigoso caso a posse de bola seja dele futuramente.
Mas não está especificado como esses pesos definem o mais perigoso, ou seja, seus pesos e o tipo de operação matemática utilizada entre eles.
3- Duelist: Disputa a bola com o adversário que detém sua posse. É parecido com o que o Attacker de nossa equipe faz quando a posse é inimiga. Porém, a ER Force usa um algoritmo para fazer com que o duelist chegue à frente do inimigo no menor tempo possível.
Então, o que falta é entender esse algoritmo do duelsit.
Atualizado por Gabriel Borges da Conceição há mais de 6 anos
- Situação alterado de Em andamento para Feedback
Já fiz o estudo da defesa da equipe ER Force.
Eles usam 3 tipos de defensores:
1- Center Back: Fica à frente da área bloqueando chutes diretos, fazendo com que o menor número de chutes possível chegue ao goleiro. É muito parecido com a defesa que usamos atualmente.
2- Manmark: Marca o inimigo mais perigoso, tentando impedir que um passe seja dado em sua direção. Também é parecido com o que o Striker de nossa equipe faz quando a posse de bola é inimiga.
A diferença são os critérios utilizados para definir o adversário sem bola mais perigoso. Atualmente, nós usamos: Soma das distâncias desse inimigo ao gol e dele ao robô com posse de bola. Quem tem menor soma é o mais perigoso.
A ER Force usa os seguintes critérios:
1-Distância ao gol.
2- O ângulo bola-inimigo-gol para determinar a probabilidade de um volley shot.
3- O ângulo bola-gol-inimigo para estimar a distância que os centers back terão de andar para marcar o chute desse inimigo mais perigoso caso a posse de bola seja dele futuramente.
Mas não está especificado como esses pesos definem o mais perigoso, ou seja, seus pesos e o tipo de operação matemática utilizada entre eles.
3- Duelist: Disputa a bola com o adversário que detém sua posse. É parecido com o que o Attacker de nossa equipe faz quando a posse é inimiga. Porém, a ER Force usa um algoritmo para fazer com que o duelist chegue à frente do inimigo no menor tempo possível.
Atualizado por Nicolas Oliveira há mais de 6 anos
- Situação alterado de Feedback para Em andamento
O ideal é que esse comportamento do duelist seja implementado no defensor que avança. Na nossa atual defesa, dadas algumas condições, um dos defensores pode avançar para disputar a bola. Queremos que seu avanço se torne igual ao do duelist.
Atualizado por Nicolas Oliveira há mais de 6 anos
- Arquivo defesa.PNG defesa.PNG adicionado
E o que eu te falei sobre a diferença entre a nossa defesa atual e o center back é que a nossa barreira só bloqueia a bola, já a da ER-force bloqueia robôs perigosos também, como descrito no tdp e nessa imagem:
![](defesa.PNG)
Atualizado por Gabriel Borges da Conceição há mais de 6 anos
- Situação alterado de Em andamento para Resolvida
Atualizado por Gabriel Borges da Conceição há mais de 6 anos
- Situação alterado de Resolvida para Fechada