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Meta #584

Fechada

Objetivo #583: Melhorar a defesa

Estudar a defesa da ER-Force

Adicionado por Lucas Germano quase 7 anos atrás. Atualizado mais de 6 anos atrás.

Situação:
Fechada
Prioridade:
Normal
Versão:
Início:
16/02/2018
Data prevista:
07/05/2018

Arquivos

er-force_tdp2017.pdf (1,58 MB) er-force_tdp2017.pdf Lucas Germano, 21/02/2018 22:51 h
defesa.PNG (17,3 KB) defesa.PNG Nicolas Oliveira, 29/04/2018 21:49 h
Ações #1

Atualizado por Lucas Germanomais de 6 anos

Eis o arquivo principal que fala da defesa deles, estou procurando nos anos mais recentes, caso ache alguma coisa interessante sobre a defesa colocarei aqui também.

Ações #2

Atualizado por Lucas Germanomais de 6 anos

  • Atribuído para ajustado para Lucas Germano
Ações #3

Atualizado por Lucas Germanomais de 6 anos

  • Data prevista ajustado para 07/05/2018
  • Atribuído para alterado de Lucas Germano para Gabriel Borges da Conceição

A tarefa foi passada para o Gabriel e para o Fábio, que tem 2 semanas para terminar.

Ações #4

Atualizado por Luciano Barreiramais de 6 anos

  • Versão ajustado para RoboCup 2018
Ações #5

Atualizado por Gabriel Borges da Conceiçãomais de 6 anos

Já fiz o estudo da defesa da equipe ER Force.
Eles usam 3 tipos de defensores:

1- Center Back: Fica à frente da área bloqueando chutes diretos, fazendo com que o menor número de chutes possível chegue ao goleiro. É muito parecido com a defesa que usamos atualmente.

2- Manmark: Marca o inimigo mais perigoso, tentando impedir que um passe seja dado em sua direção. Também é parecido com o que o Striker de nossa equipe faz quando a posse de bola é inimiga.
A diferença são os critérios utilizados para definir o adversário sem bola mais perigoso. Atualmente, nós usamos: Soma das distâncias desse inimigo ao gol e dele ao robô com posse de bola. Quem tem menor soma é o mais perigoso.

A ER Force usa os seguintes critérios:
1-Distância ao gol.
2- O ângulo bola-inimigo-gol para determinar a probabilidade de um volley shot.
3- O ângulo bola-gol-inimigo para estimar a distância que os centers back terão de andar para marcar o chute desse inimigo mais perigoso caso a posse de bola seja dele futuramente.
Mas não está especificado como esses pesos definem o mais perigoso, ou seja, seus pesos e o tipo de operação matemática utilizada entre eles.

3- Duelist: Disputa a bola com o adversário que detém sua posse. É parecido com o que o Attacker de nossa equipe faz quando a posse é inimiga. Porém, a ER Force usa um algoritmo para fazer com que o duelist chegue à frente do inimigo no menor tempo possível.

Então, o que falta é entender esse algoritmo do duelsit.

Ações #6

Atualizado por Gabriel Borges da Conceiçãomais de 6 anos

  • Situação alterado de Em andamento para Feedback

Já fiz o estudo da defesa da equipe ER Force.
Eles usam 3 tipos de defensores:

1- Center Back: Fica à frente da área bloqueando chutes diretos, fazendo com que o menor número de chutes possível chegue ao goleiro. É muito parecido com a defesa que usamos atualmente.

2- Manmark: Marca o inimigo mais perigoso, tentando impedir que um passe seja dado em sua direção. Também é parecido com o que o Striker de nossa equipe faz quando a posse de bola é inimiga.
A diferença são os critérios utilizados para definir o adversário sem bola mais perigoso. Atualmente, nós usamos: Soma das distâncias desse inimigo ao gol e dele ao robô com posse de bola. Quem tem menor soma é o mais perigoso.

A ER Force usa os seguintes critérios:
1-Distância ao gol.
2- O ângulo bola-inimigo-gol para determinar a probabilidade de um volley shot.
3- O ângulo bola-gol-inimigo para estimar a distância que os centers back terão de andar para marcar o chute desse inimigo mais perigoso caso a posse de bola seja dele futuramente.
Mas não está especificado como esses pesos definem o mais perigoso, ou seja, seus pesos e o tipo de operação matemática utilizada entre eles.

3- Duelist: Disputa a bola com o adversário que detém sua posse. É parecido com o que o Attacker de nossa equipe faz quando a posse é inimiga. Porém, a ER Force usa um algoritmo para fazer com que o duelist chegue à frente do inimigo no menor tempo possível.

Ações #7

Atualizado por Nicolas Oliveiramais de 6 anos

  • Situação alterado de Feedback para Em andamento

O ideal é que esse comportamento do duelist seja implementado no defensor que avança. Na nossa atual defesa, dadas algumas condições, um dos defensores pode avançar para disputar a bola. Queremos que seu avanço se torne igual ao do duelist.

Ações #8

Atualizado por Nicolas Oliveiramais de 6 anos

E o que eu te falei sobre a diferença entre a nossa defesa atual e o center back é que a nossa barreira só bloqueia a bola, já a da ER-force bloqueia robôs perigosos também, como descrito no tdp e nessa imagem:

![](defesa.PNG)

Ações #9

Atualizado por Gabriel Borges da Conceiçãomais de 6 anos

  • Situação alterado de Em andamento para Resolvida
Ações #10

Atualizado por Gabriel Borges da Conceiçãomais de 6 anos

  • Situação alterado de Resolvida para Fechada
Ações

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