Projeto

Geral

Perfil

Ações
  1. Formação 2
  1. Barreira + ManMarker

Nesta formação, utiliza-se o comportamento ManMarker. De todos os zagueiros disponíveis, um deles é separado para atuar como tal. Os demais, atuam na barreira como na formação 1 (Inclusive é usada a mesma lógica: A VI usada para calcular as posições de destino dos zagueiros da barreira para a formação 1 - CenterBack.vi - é usada dentro da VI da formação 2 - DefenderNormalNova.vi - com o mesmo obejtivo).

A ideia do ManMarker é se posicionar à frente de um inimigo sem bola o qual pode, possivelmente, receber um passe. Quando esse inimigo recebe o passe, o que era ManMarker vira Center Back e já funciona como barreira e vai moldando sua posição com a chegada de mais robôs Centers Back. Dessa forma, quando a equipe adversária realiza um passe já existirá um zagueiro para bloquear o chute.
Perceba que a posse de bola muda de inimigo nesse caso, então outro robô adversário será marcado pelo novo ManMarker
![](formation2EDITADA.jpeg)

![](defesa com mais zagueiros redmine.jpeg)

O robô que atua como ManMarker varia durante a partida de acordo com a disposição dos defensores em campo, posição da bola e dos inimigos.

  1. Determinação do inimigo que será marcado
    Atualmente, há duas opções: Marcar mais perigoso ou segundo mais perigoso. Isso é definido por DangerEnemy.vi, baseado na soma: distância ao gol + distância ao aliado (aliado do inimigo) mais próximo da bola.

A escolha de marcação é feita da mesma forma que a escolha das formações em SSL Vision Log Player.vi:
![](escolha de marcador 1 redmine.jpg)

![](escolha de marcador 2 redmine.jpg)

Marcando Mais perigoso:
![](maisperigosoEDITADA.jpeg)

Marcando Segundo mais perigoso:
![](segundomaisperigosoEDITADA.jpeg)

Espera-se que, futuramente, a escolha de quem marcar seja feita pelo módulo estatístico.

  1. Cálculo da posição a qual será ocupada pelo ManMarker
    A partir da escolha de qual inimigo marcar, traça-se a reta (inimigo)--->(centro do gol). A interseção dessa reta com a área, somada a uma constante (cerca de 200 mm) para frente, será a posição ocupada pelo ManMarker.

Após gerada essa posição e também as posições dos zagueiros da barreira, a escolha das posições ocupadas por cada robô é feita da seguinte forma (A posição gerada para ser ocupada pelo ManMarker é tratada igualmente às posições geradas para os robôs da barreira):

  1. Definição do destino de cada defensor

Atualizado por Gabriel Borges da Conceiçãomais de 6 anos · 16 revisões