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Atividade #528

Fechada

Confecção das questões do processo seletivo 2018

Adicionado por Luciano Barreira mais de 7 anos atrás. Atualizado mais de 7 anos atrás.

Situação:
Fechada
Prioridade:
Normal
Atribuído para:
Início:
05/02/2018
Data prevista:
07/02/2018

Descrição

Tópicos que podemos abordar: controle PID, campo potencial artificial, máquinas de estados finita, arquitetura de software, teorias de teste.

Já elaborei algumas questões que podemos usar. Podemos discutir como melhorá-las. Postem aqui suas sugestões de questões ou de melhorias das questões já propostas.
Podem colocar em texto mesmo, pois essas questões depois serão integradas na lista do processo seletivo.

Meus exemplos até agora:

```
1. Máquina de Estados Finita é um modelo matemático amplamente utilizado em aplicações de Inteligência Artificial para
representar um fluxo de controle computacional.

a) Explique o que é uma Máquina de Estados Finita, destacando os elementos que a compõe. Cite um exemplo de aplicação.
b) Como podemos representá-las em memória ?
c) O Al Mil Luis Farias, após horas jogando Pac-Man em seus voos para Fortaleza, pediu sua ajuda para compreender o
comportamento dos fantasminhas do jogo. Elabore um diagrama de Máquina de Estados Finita descrevendo o comportamento
destes agentes.

- Bônus : escreva um código, na linguagem que preferir, protótipo do autômato descrito pelo diagrama do item c).

2. Campo Potencial Artificial é uma abordagem amplamente utilizada em planejamento de movimento de robôs.

a) Como você explicaria o funcionamento deste algoritmo para uma criança de 7 anos ?
b) Quais as vantagens e desvantagens do uso deste algoritmo em um projeto de robótica?

- Bônus: Após conversar com alunos da RoboFEI SSL, você descobriu que eles utilizam um algoritmo de planejamento de
trajetória baseado em grafos, o A* ( ou A-estrela ). Explique as vantagens e desvantagens da RoboFEI sobre a RoboIME,
que utiliza a abordagem de Campo Potencial Artificial, dado que no futebol de robôs SSL as informações de posição e
orientação dos robôs recebidas pelas equipes são números de ponto flutuante (floating point numbers).
```

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