Atividade #1418
AbertaCorrigir passe e atualizar função de decisão das posições
Descrição
Essa tarefa tem como objetivo corrigir algumas imprecisões do passe que podem ocorrer se o goleiro inimigo se afastar do gol no momento da cobrança de escanteio, fazendo nosso robô nunca entrar na play do passe, dessa maneira chutando na trave/robô inimigo incessantemente, não trazendo assim possibilidade de gol. E a parte principal é atualizar a função de decisão das posições, sendo que tendo n posições e p robôs em game, escolher a melhor formação durante o jogo, sendo funcional para n+1 ou p+1 sem a necessidade de alteração na função.
A principio, estou pensando em um algoritmo que ordena o vetor n de alguma forma inicial tal que o index dos códigos das posições fique N[X0 X1 X2 ... Xn-1], sendo N um vetor par, se for impar o valor da mediana será retirado e chamado de M. Assim, esse vetor só iria se reorganizar se o número p de robôs mudar.
Possuindo o vetor N, o algoritmo escolheria as posições seguindo tal critério:
1 --> X0
2 --> X0Xn-1
3 --> MX0Xn-1
4 --> X0Xn-1X1Xn-2
5 --> MX0Xn-1X1Xn-2
6 --> X0Xn/2+1Xn-1X1Xn/2Xn-2
k par -->X0X+1)X(2n/(k/2-1)+1)..Xn-1X1X(n/(k/2-1))X(2n/(k/2-1))..Xn-2
k impar -->MX0X/2-1)+1)X(2n/((k-1)/2-1)+1)..Xn-1X1X(n/((k-1)/2-1))X(2n/((k-1)/2-1))..Xn-2, sendo k>1
Para k = 1 --> X0
Um possível critério para N é ordenar unicamente em na coordenada x, porém pode não ficar balanceado o time, já que poderia acontecer de todo time estar em y>0.
Atualizado por Felipe Welington há mais de 3 anos
Um exemplo para facilitar o entendimento do algoritmo é pensar nas posições que ele ocupa com base no número de robôs.
Para um robô o foco é defesa, então fica 1 robô na defesa
Com 2 robôs é possível, equilibrar deixando 1 na defesa e 1 no ataque
Com 3 robôs o mais equilibrado é a distribuição 1 na defesa, 1 no meio e 1 no ataque
Com 4 robôs o mais equilibrado seria uma distribuição 2 na defesa e 2 no ataque que maximiza as possibilidades de passe
Com 5 robôs é interessante fazer 2 na defesa 1 no meio e 2 no ataque
Com n robôs a distribuição tentaria deixar equilibrado o número de robôs no campo, sendo q se n for impar fica 1 na posição do meio, e se for par a distribuição busca deixar as frentes de ataque e defesa o mais equidistante possível de forma pareada já que o campo tem que estar em equilíbrio em y.
Atualizado por Felipe Welington há mais de 3 anos
A parte do passe foi corrigida, após alguns testes chegou-se a conclusão que no escanteio o chute direto ao gol é inviável, pois parte do pressuposto que não haverá marcação e que o chute irá bater no goleiro inimigo e entrar no gol, contudo da maneira que o código está hoje, quase sempre o chute baterá na trave, pois a mira está dentro do gol, ou seja não estamos considerando a trave, além de que durante a competição a maioria das equipes marcavam próximo da área o escanteio, dessa maneira, corrigi fazendo com que haja o passe nesse tipo de posição para manter o domínio de bola nosso, bem como possibilitar o chute ao gol pelo receptor do passe.
Atualizado por Felipe Welington há mais de 3 anos
- Atribuído para ajustado para Felipe Welington