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Atividade #369

Fechada

Auxiliar a mecânica no teste das novas engrenagens de metal

Adicionado por Onias Castelo Branco mais de 7 anos atrás. Atualizado aproximadamente 7 anos atrás.

Situação:
Fechada
Prioridade:
Urgente
Atribuído para:
Início:
13/09/2017
Data prevista:
16/09/2017
Tempo gasto:

Descrição

Propostas de testes a serem feitas:

1) colocar o robô para se mover para frente e para trás em máxima velocidade por um longo período de tempo para testar o desgaste das engrenagens.

2) para testar a resistência do material, a proposta eh acelerar o motor direto na fonte, e então forçar sua parada.


Arquivos

20170916_150617.jpg (4,99 MB) 20170916_150617.jpg João Guilherme Oliveira Carvalho de Melo, 16/09/2017 18:08 h
20170916_150625.jpg (4,79 MB) 20170916_150625.jpg João Guilherme Oliveira Carvalho de Melo, 16/09/2017 18:08 h
20170916_150519.jpg (4,33 MB) 20170916_150519.jpg João Guilherme Oliveira Carvalho de Melo, 16/09/2017 18:08 h
picture563-1.png (521 KB) picture563-1.png Luiz Renault Leite Rodrigues, 21/09/2017 21:57 h
picture505-1.png (50,9 KB) picture505-1.png Luis David Peregrino de Farias, 04/10/2017 15:37 h
Ações #1

Atualizado por Onias Castelo Brancomais de 7 anos

O código para o primeiro teste dá uma Vr valor 4m/s para frente e para trás e está na branch TesteMecanico.

Quanto ao segundo experimento, a corrente a ser limitada na fonte é de 4A.

Ações #2

Atualizado por João Guilherme Oliveira Carvalho de Melomais de 7 anos

15/09: Teste sendo realizado apenas com as duas rodas da frente girando em um sentido (para trás).
20:17 - Teste iniciado utilizando a fonte DC limitada em 7.4V e 1A. Padrão de corrente observado em torno de 570mA.
20:50 - Teste pausado (fui comer). Sem alteração.
21:15 - Teste retomado nas mesmas configurações. Sem alteração.
22:20 - Observado que o padrão de corrente subiu para ~610mA e que as rodas ficam mais soltas com o uso. Sem alterações graves.
23:40 - Teste pausado para análise das engrenagens:
- Leve desgastes;
- Deformação apenas em um sentido e desgaste não uniforme nos dentes devido ao empenamento do suporte.
23:40 - Teste finalizado. Conclusão:
- Após mais de 3h de teste não foram observados danos graves e o funcionamento continuou bom, porém alterou a resiliência das engrenagens.
- Resultado satisfatório para reconhecer os possíveis desgastes das engrenagens e seu tipo.

Ações #3

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 7 anos

É possível ilustrar com fotos? Conseguiria colocar as engrenagens em um scanner? A próxima vez que forem na IMBEL podem levar para medir na máquina de metrologia.

Ações #5

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 7 anos

Após o motor esfriar, o perfil de corrente voltou ao inicial?

Ações #6

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 7 anos

Posso testar colocar no scanner da impressora do laboratório para ficar melhor. Os detalhes que percebi foi:
1. Que os dentes se deformaram apenas em um sentido, já que só estavam girando em um...
2. O movimento da engrenagem ficou mais suave, provavelmente onde estava tendo interferência entre as duas engrenagens se desgastou(tinha uma quantidade considerável de pó preto)
3. Dar pra observar no dente da engrenagem interna um brilho quase no fundo do dente e a continuação do dente levemente defasada. Acho que significa que houve cisalhamento no plano que liga a parte do dente da engrenagem interna que está em contato com a engrenagem do motor e o resto do dente.
4.Considerando uma velocidade de 3m/s cada dente sofreu esforço cerca de 23 mil vezes.

Fui muito mal na VE da matéria da VC que vai ter segunda e estava estudando, desculpa a demora.

Ações #7

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 7 anos

Acho interessante colocar no scanner.

Ações #8

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 7 anos

Já posso falar pro Ten Castilho que podemos voltar a produzir as engrenagens?
Além de ter ficado funcionando bem depois do teste, não vejo uma outra solução. Já que não podemos comprar uma engrenagem padronizada devido a distância entre os centros das engrenagens estar errada no suporte. E fabricar em aço poderia não ser possível ou nada prático por causa do elevado tempo de usinagem.

Ações #9

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 7 anos

Não conseguiu colocar no scanner do lab?

Ações #10

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 7 anos

  • Arquivo CCI21092017.jpg adicionado
Ações #11

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasmais de 7 anos

Ficou melhor de ver. E então, podemos continuar?

Ações #12

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 7 anos

Imagem como deveria ter sido enviada.

Qual foi a posição utilizada como centro dos furos das engrenagens? Qual o diâmetro de broca utilizado?

Ações #13

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 7 anos

O Bozza deverá vir à fábrica amanhã. Tente deixar uma roda com ele para que possa trazer.

Ações #14

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 7 anos

  • Arquivo excluído (CCI21092017.jpg)
Ações #15

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesmais de 7 anos

Foi realizada alguma lubrificação antes do teste?

Ações #16

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasaproximadamente 7 anos

Não foi realizada nenhum tipo de lubrificação capitão. O senhor viu a engrenagem? Deixei com ele na sexta.

Ações #17

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesaproximadamente 7 anos

Qual foi a posição utilizada como centro dos furos das engrenagens? Qual o diâmetro de broca utilizado?

Faça um teste lubrificando com pó de grafite e verifique se o ruído diminui.

Ações #18

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasaproximadamente 7 anos

Os furos são feitos na primeira fase, então é a fixação ocorre pelo blanque prensado na morsa. Na segunda fase foi utilizado uma castanha. Broca de 0.8 e fresa de 1. Certo.

Ações #19

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasaproximadamente 7 anos

E quanto a produção,pode continuar? Ou somente após o teste? Os Diâmetros foram escolhidos pra não deixar sobremetal em parte que tem contato e não usinar em excesso na parte mais fina do dente.

Ações #20

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesaproximadamente 7 anos

E a posição do furo? Foi no vértice da engrenagem?

Ações #21

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesaproximadamente 7 anos

Fizeram o teste com o pó de grafite?

Ações #22

Atualizado por Yugo Nihariaproximadamente 7 anos

Com pó de grafite fez menos barulho.

Ações #23

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesaproximadamente 7 anos

O barulho foi normal, ou ainda está excessivo?

E a posição do furo? Foi no vértice da engrenagem?

Ações #24

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasaproximadamente 7 anos

A broca de 0.8 tangencia o final do dente usinando um pouco a mais na parte mais no fundo do dente e deixando um pequeno excesso na parte mais inicial do dente. A fresa é de 1mm

Ações #25

Atualizado por Luiz Renault Leite Rodriguesaproximadamente 7 anos

Isso. Então já está da forma mais otimizada. Pelo que conversei com o Nihari, a lubrificação fez diminuir bastante o ruído. Não acho que exista nada para fazer no momento.
Vamos fabricar o suficiente para 7 robôs.

Ações #26

Atualizado por Luis David Peregrino de Fariasaproximadamente 7 anos

Obrigado Capitão, Brasil!

Ações #27

Atualizado por Onias Castelo Brancoaproximadamente 7 anos

Capitão, tarefa concluída com sucesso?

Ações #28

Atualizado por Onias Castelo Brancoaproximadamente 7 anos

  • Situação alterado de Em andamento para Resolvida
Ações #29

Atualizado por Onias Castelo Brancoaproximadamente 7 anos

  • Situação alterado de Resolvida para Fechada
Ações

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