Por fim as engrenagens foram produzidas na imbel.
1) Detalhe no desenho da engrenagem:
Distância entre o centro da engrenagem do motor e o centro da engrenagem interna está errada. De modo que não ter uma engrenagem interna padronizada.
Cálculos que foram realizados para descobrir os tipos de engrenagem e adaptação feita:
----Engrenagem motor----
Métrica:
De=6.25
De=Dp+2*m
Di=Dp-2.5*m
z=10
m=Dp/z; 10*m= Dp; 6.25=12*m;
m=0.5208333;
Pela tabela
m=0.5 métrica De=6mm
Americana:
De=0.246063 pol
De=Dp+2/P
Di=Dp-2.5/P
z=10
P=z/Dp; 10/P= Dp; 0.246063=12/P;
P=48.768;
P=48 pela tabela; Dp=0.2083333; De=0.25 pol; De=6.35mm
Americana se aproximou mais do encontrado.
----Engrenagem Interna----
Metrica:
De=43.7
De=Dp+2.5*m
Di=Dp-2*m
z=80
m=Dp/z; 80*m= Dp; 43.7=82.5*m;
m=0.5297;
Pela tabela
m=0.5 métrica De=41.25 muito longe!
Americana:
De=1.7205pol
De=Dp+2.5/P
Di=Dp-2/P
z=10
P=z/Dp; 80/P= Dp; 1.7205=82.5/P;
P=47.95!
P=48 pela tabela; Dp=1.667 pol
Assim, podemos afirmar com segurança que o par pinhão e coroa devem ambos possuem passo diametral 48, da
categoria passos finos do sistema americano.
Assumiremos que o angulo de pressão é de 20°, mais comum.
Após desenhado a peça foi verificado que não seria possível encaixar essa engrenagem pois o diâmetros primitivos não ficariam tangentes na montagem,
o que causaria o travamento do sistema, (a solução ideal seria refazer o suporte!!!!). Mas devido ao tempo podemos ajustar para que o raio interno e externo
da nova engrenagem fique igual ao da antiga.
Ri antiga= 20.6375
Ri nova=20.5053
Re antiga= 21.8498
Ri nova=21.6959
2) Detalhes quanto a produção:
Por não possuir a ferramenta padrão para produzir esse tipo de engrenagem "Rev Tool" foi decidido fazer com fresa de topo, porém as dimensões dos dentes são demasiadas pequenas e iria demorar cerca de 4 horas para fazer com uma fresa de topo de 0.4 mm por isso foi utilizado uma combinação de uma broca de 0.8mm e uma fresa de 1mm para usinar os dentes, medida que acarreta em sobremetal em uma parte do dente e excesso de usinagem em outra.