Atividade #126
FechadaObjetivo #12: Ter uma plataforma que tenha um movimento estável,confiável e livre.
Meta #121: Novas Carenagens
Produção do corpo/arte da carenagem
Adicionado por Luis David Peregrino de Farias mais de 7 anos atrás. Atualizado mais de 7 anos atrás.
Arquivos
IMG_3366.JPG (1,46 MB) IMG_3366.JPG | Yugo Nihari, 16/05/2017 12:45 h | ||
IMG_3367.JPG (1,41 MB) IMG_3367.JPG | Yugo Nihari, 16/05/2017 12:45 h |
Atualizado por Yugo Nihari há mais de 7 anos
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Primeiramente foi feito o desenho planificado no SolidWorks do corpo da carenagem. Exportamos o arquivo para o formato .dxf e utilizamos uma máquina de corte a laser para cortar uma chapa de 2mm de espessura de policarbonato. O corte com laser apresentou obstáculos pois a chapa ficava muito queimada. Isso afetava a precisão do corte e a estética da peça. Foram diminuidas a potência e a velocidade do laser. A energia transferida permaneceu a mesma, porém foi perceptível a melhora na qualidade do corte, devido à distribuição mais uniforme do calor. Porém a parte inferior da placa continuou queimando e ficando fortemente amarelada. Isso sugeriu que a superfície em que o policarbonato estava encostando estava superaquecendo o policarbonato. Foram feitos testes com o policarbonato suspenso, de forma que o laser só cortasse partes que não estavam em contato com a superfície. Para isso foi utilizado uma base de madeira de formato parecido ao da peça, porém menor (ver foto de EXEMPLO de uma base). Os resultados foram satisfatórios, ficando as bordas apenas com uma discreta marca amarelada.
A arte da carenagem foi impressa utilizando papel e tinta especiais, próprios para transferência para tecido por calor. O processo foi adaptado para que a transferência da tinta funcionasse diretamente no policarbonato. Foi utilizada uma prensa aquecida a 200 graus Celsius por 50 segundos. Percebeu-se que cores escuras transferiam mais do que cores claras. A cor preta foi transferida completamente e a cor branca não foi transferida. O papel aderiu consideravelmente ao policarbonato, então optou-se por cobrir a superfície com contact para proteger a arte.
Foi feita então a moldagem da carenagem. O policarbonato torna-se maleável a temperaturas acima de 150°C. Porém para utilizar temperaturas superiores a 190°C é necessário realizar uma secagem prévia, que pode levar até 30 horas. Caso não seja feita a secagem, o policarbonato formará diversas bolhas (ver foto). Não havia a necessidade de temperaturas tão altas, tendo sido possível fazer a moldagem do
policarbonato utilizando uma prensa aquecida a 180°C. A moldagem deve ser feita com agilidade, pois o policarbonato esfria rapidamente, adquirindo a forma que tinha no resfriamento. O tempo para retirar da prensa e pressionar contra o molde deve ser menor do que 20 segundos, devendo ser feita de forma uniforme e bem coordenada. Alguns pontos importantes foram os seguintes:
-foi utilizado papel teflonado para cobrir o policarbonato. É necessário tal procedimento para conservação da prensa.
-foram utilizadas também duas barras de ferro soldadas em uma tira de metal para pressionar o policarbonato contra o molde
-entre o metal e o policarbonato colocou-se uma camada de feltro para que a pressão fosse exercida sobre toda a carenagem.
-foram colocados pregos alinhados no molde para que a moldagem não gerasse carenagens empenadas.
Atualizado por Yugo Nihari há mais de 7 anos
- Situação alterado de Em andamento para Resolvida
Atualizado por Luiz Renault Leite Rodrigues há mais de 7 anos
- Situação alterado de Resolvida para Fechada