Conexão e uso básico da PiCamera » Histórico » Revisão 8
« Anterior |
Revisão 8/14
(diff)
| Próximo »
Henrique Wanner Antunes Silvério de Sousa, 26/09/2021 21:19 h
Conexão e uso básico da PiCamera¶
- Conexão
Precauções: Antes de conectar a câmera, certifique-se que a raspberry esteja desligada.
Conexão do cabo: A orientação para a conexão do cabo da câmera com a placa da raspberry deve ser feita como ilustrado abaixo:
Deve-se levantar a parte preta do conector e colocar o cabo com a parte azul do mesmo lado da parte preta do conector.
- Uso
Com o WinSCP já instalado e conectado à raspberry e com o prompt de comando também conectado à raspberry, devemos averiguar se o PiCamera já foi utilizado na raspberry em questão, caso não, deve-se instalar sua biblioteca com:
sudo apt-get install python-picamera
sudo apt-get install python3-picamera
Para habilitar a câmera, deve-se inserir no prompt de comando sudo raspi-config, seguir como indicado abaixo e dar enable:
Com o PiCamera já instalado e a câmera habilitada, podemos utilizar alguns comandos para verificar a situação da câmera:
vcgencmd get_camera : retorna dois valores "supported" e "detected". Se "supported" é igual a 1, a placa tem suporte para a integração com uma câmera e 0 caso contrário. E o que nos interessa é o "detected" que é igual a 1 quando a câmera estiver funcional e 0 caso contrário. Nos casos em que "detected=0" há algumas possibilidades, sendo as mais recorrentes o mal contato dos cabos, o mal funcionamento da câmera, a queima da câmera ou a precaução inicial da Conexão não foi seguida.
raspistill -o image.jpg : tira uma foto com a câmera e a coloca no diretório do raspberry. Mais utilizado para fins de teste do funcionamento da câmera em si.
Sobre o código em si, temos :
[[https://picamera.readthedocs.io/en/release-1.13/recipes1.html]]
Atualizado por Henrique Wanner Antunes Silvério de Sousa há aproximadamente 3 anos · 8 revisões