- Placa de Chute
A placa de chute é responsável por manipular o sinal enviado pela Discovery a fim de armazenar e, no momento devido, descarregar a energia necessária ao sistema mecânico para realizar o chute.
É essencial para o circuito a utilização do microcontrolador MC34063, muito utilizado como chaveador em circuitos de boost e buck. Em nosso circuito desempenha o papel de controlar o chaveamento e, assim, o carregamento dos capacitores que armazenam a energia para o chute.
- Funcionamento
Funciona através de um circuito de step-up DC-DC, com topologia SEPIC (Single-Ended Primary-Inductor Converter), que transforma voltagens de 6V/7V em 180V. Tal carga é armazenada em dois capacitores eletrolíticos que podem ser acionados através de um MOSFET IR4427 liberando energia para o sistema mecânico do chute.
- [Topologia SEPIC](http://www.ti.com.cn/cn/lit/an/snva168e/snva168e.pdf)
Esta topologia oferece mais segurança do que o simples [boost-converter](http://www.learnabout-electronics.org/PSU/psu32.php) utilizado anteriormente, pois a presença do capacitor Cs impede que a fonte entre em um curto-circuito no caso de um mal funcionamento dos MOSFETs no acionamento do chute ou no carregamento dos capacitores de saída. Além disso, os problemas relacionados à picos de voltagem são amenizados pois o capacitor Cs os absorve.

Na imagem podemos visualizar os modelos de um circuito boost-converter e um circuito com topologia SEPIC, respectivamente.
Componente responsável pelo controle da voltagem de entrada durante o carregamento do capacitor no circuito de step-up.
Ao reconhecer que a voltagem de 180V foi alcançada nos capacitores (através de um resistor de “feedback”), controla o transistor do circuito a fim de manter a carga dos capacitores naquele valor.
- Fabricação
Seguindo o padrão de Fabricação, devem ser seguidas as seguintes especificações:
- Esquemáticos

- Pinagens

- Lista de componentes

- Desenho da placa

- Diagrama de furos

- Layer Stack

- Principais componentes
- IR4427

- MC34063

Atualizado por João Guilherme Oliveira Carvalho de Melo há quase 8 anos · 4 revisões