Atividade #818
FechadaMontagem da versão LARC 2018 no SolidWorks
Descrição
É necessário refazer a montagem do robô para a versão da LARC 2018.
A montagem deverá ser feita a partir das submontagens, não colocando na montagem as peças que não fazem parte da versão mais atual do robô.
Os posicionamentos deverão ser feitos da maneira mais fiél possível ao robô real, refletindo a mobilidade das peças presente nele.
Arquivos
Atualizado por Yugo Nihari há mais de 6 anos
Guimarães, documentar aqui o andamento da atividade.
Atualizado por Lucas Guimarães Corrêa há mais de 6 anos
- Arquivo picture137-1.png picture137-1.png adicionado
- Arquivo picture137-2.png picture137-2.png adicionado
- Arquivo picture137-3.png picture137-3.png adicionado
- Arquivo picture137-4.png picture137-4.png adicionado
- Arquivo picture137-5.png picture137-5.png adicionado
Nesta tarefa, fizemos a remontagem do robô no SolidWorks.
Essa remontagem foi necessária porque, dessa forma, conseguimos alterar o robô atual sem alterar a versão que utilizamos na RoboCup. Além disso, um outro fator que implicou nessa tarefa, foi o grande número de erros e peças não mais utilizadas que ainda constavam na montagem anterior.
Um dos principais erros que cometemos nessa tarefa foi o de refazer a montagem do robô(visando retirar os erros de posicionamento e peças que já não são mais usadas), mas com as peças ainda vinculadas com a versão da RoboCup, ou seja, o diretório (caminho do documento do modelo) da peça ainda estava na pasta da RoboCup.
- Passo 1 para ver o diretório:
![](picture137-4.png)
- Passo 2 para ver o diretório:
![](picture137-5.png)
Para corrigir esse erro, utilizamos o recurso "substituir componente" para alterar o diretório da peça. No entanto, antes disso, deve-se criar uma cópia da peça da versão pré-existente e alterar o nome da peça, pois um outro erro que ocorreu bastante foi o de não poder substituir a peça por outra de mesmo nome.
- Comando "substituir componentes" passo 1:
![](picture137-1.png)
- Comando "substituir componentes" passo 2:
![](picture137-2.png)
- Imagem do erro de duas peças com o mesmo nome:
![](picture137-3.png)
Repetindo esse processo e sempre nos atentando para posicionar de forma a respeitar os vínculos reais do robô, realizamos a montagem.
Atualizado por Yugo Nihari há mais de 6 anos
- Arquivo Montagem_dribador_peças_erradas.JPG Montagem_dribador_peças_erradas.JPG adicionado
A montagem do driblador está errada. Você utilizou peças do driblador que fizemos na época para o motor da roda. Você pode ver isso pelos furos que não estão alinhados no braço do driblador.
Não sei quais outras peças do driblador estão erradas. Melhor ir em SSL\RoboCup 2018\Driblador 2018 e abrir a montagem "Montagem do Driblador". Essa é a montagem correta. Aí o melhor é apagar o driblador inteiro da montagem nova e colocar o conjunto inteiro que está correto.
Essa troca de nome dos arquivos não é necessária. Ainda não entendi se o seu SolidWorks que está bugado. Esse aviso aparece quando você tenta substituir uma peça por ela mesma (isso é, o mesmo arquivo na mesma pasta). O SolidWorks deixa substituir por uma peça de mesmo nome em outra pasta.
Lembra de utilizar thumbnail para melhorar a visualização das imagens.
Atualizado por Yugo Nihari há mais de 6 anos
Fiz a contagem de parafusos que utilizamos no robô. Todos eles são sextavados internos (Allen), com exceção do parafuso M2,5x6 dos motores, que só encontramos fenda. Segue a planilha que deverá ser atualizada conforme são feitas mudanças. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1EWgt1yrgMn581muzUTCa-w0Jb6g0ZySn202wJvNo-pk/edit?usp=sharing
Após terminar a montagem correta das peças, seria bom colocar os parafusos na montagem também. Não gosto de usar o toolbox porque muitas vezes ele dá problema entre os computadores, principalmente pelo compartilhamento no Google Drive. Sugiro que sejam desenhadas representações dos parafusos e colocadas em uma pasta nomeada, por exemplo, RoboIME Toolbox.
Atualizado por Yugo Nihari há quase 6 anos
- Situação alterado de Em andamento para Fechada