Project

General

Profile

Atividade #862

Consertar a impressora 3D Delta do laboratório

Added by Yugo Nihari over 2 years ago. Updated over 2 years ago.

Status:
Fechada
Priority:
Normal
Target version:
Start date:
08/29/2018
Due date:
09/30/2018

Description

A impressora Delta do laboratório está parada desde o ano passado e é necessário colocá-la para funcionar. É preciso verificar com o Gustavo quais são os problemas mecânicos e eletrônicos dela e resolvê-los.

History

#1 Updated by paulo guilherme over 2 years ago

Inicialmente, buscamos consertar a impressora 3D Prusa i3, pois para o funcionamento da impressora 3D Delta é necessário instalar o apoio do bltouch, o qual ainda será impresso, no extrusor. Já a Prusa i3 ja possui o bltouch instalado. O passo-a-passo do que fizemos no domingo(28/10) foi o seguinte:
1) Realizamos a troca dos endstops.
2) Gustavo trocou uma parte da placa de controle por outra parte nova, pois a antiga impedia a conexão da impressora com o meu notebook
3) Após abrir o marlin no arduino, acessamos o Github para visualizar o codigo que o Gustavo havia colocado dessa impressora no começo do ano e assim poder ter uma noção melhor do que seria necessário modificar na configuração inicial do marlin e também entender alguns erros que ocorriam. Código do gustavo : (https://github.com/roboime/documentation/blob/master/Configuration.h)
4) Estudei alguns comandos do marlin (G28, G29, M500, M503, M851) e então os aplicamos. Ordem: G28 - G29 - M500 - G28.
5) Houve um erro na movimentação do eixo Z quando comandávamos G28 após a realização do comando G29. O extrusor não conseguia subir a posição mais alta e travava no eixo Z. Gustavo otimizou a movimentação nesse eixo ao pressionar/afrouxar os parafusos da placa de controle do motor de movimentação do eixo Z enquanto media a corrente utilizando um amperímetro, pois assim a corrente que passa pelo motor é modificada. Então, ocorreu um aumento da corrente. Então, o extrusor conseguiu realizar os comandos G28 após o G29 corretamente. Ou seja, o problema estava relacionado a passagem de pouca corrente nos motores?
6) Ainda há uma peça de plastico em baixo, a qual permite a movimentação da correia do eixo y, que deve ser substituída por uma de metal, para assim permitir uma movimentação melhor do extrusor no eixo y. Ao testar a impressão de uma peça, notou-se que esse foi um problema de impressão, pois o extrusor perdeu o passo e se deslocou no eixo y, montando uma camada sobre outra de maneira errada. Esse erro também foi influenciado pela velocidade de viagem(travel speed), a qual estava mais rápida do que o ideal e não conseguimos diminui-la
7) Foi necessário baixar e adicionar a livraria u8glib.h . Utilizamos o Arduino mega 2560. Lembrar de habilitar a extrusora e outros detalhes no site da repetier.
8) Por fim, a configuração do marlin utilizada estava parecida com a do Github, com algumas modificações, e a impressora funcionou bem na impressão de uma peça pequena.
9) Obs: É necessário tomar cuidado com fios que podem impedir o movimento da impressora no eixo Z, na parte esquerda de baixo da impressora.
10) Portanto, a impressora encontrava-se com mal funcionamento devido a diversos fatores, dentre eles:
- Peças de plastico danificadas
- Endstops com mal funcionamento
- Placa de controle com mal funcionamento
- Passagem de pouca corrente no motor de movimentação do eixo Z

#2 Updated by Yugo Nihari over 2 years ago

  • Status changed from Em andamento to Fechada

Also available in: Atom PDF

Go to top
Add picture from clipboard (Maximum size: 500 MB)