Project

General

Profile

Atividade #518

Revisar TDP #43

Added by Onias Castelo Branco about 3 years ago. Updated over 2 years ago.

Status:
Fechada
Priority:
Normal
Target version:
Start date:
01/31/2018
Due date:
02/06/2018
Spent time:

Description

Revisar o TDP da equipe CMus

Perguntas a serem respondidas:

What are the most prominent positive and negative aspects of the paper?

Is the work clearly presented?

Is there sufficient detail provided to reproduce the results / implement the algorithms?

Did you notice any errors?

What are the major contributions of the paper to the SSL community?

Do you find the proposed work innovative?

Is the overlap in content between this TDP and the team's last TDP, if one exists, major, moderate or minor?

robocupssl2018-paper43.pdf (13 MB) Preview Onias Castelo Branco, 01/31/2018 01:13 AM

History

#1 Updated by Onias Castelo Branco about 3 years ago

Para referências futuras, esse aqui é o TDP antigo da CMDragons (agr, CMus)

http://wiki.robocup.org/images/7/78/Small_Size_League_-_RoboCup_2016_-_TDP_CMDragons_-_Review.pdf

Gostaria que lessem o TDP inteiro, focando nas áreas de vocês. As partes de eletrônica e de mecânica estão bem incompletas, fui pesquisar sobre algum tdp que tivesse alguma coisa mais aprofundada dessas áreas só no tdp de 2010: http://wiki.robocup.org/images/f/f1/Small_Size_League_-_RoboCup_2010_-_ETDP_CMDragons.pdf . Queria também que cada um respondesse as perguntas que eu coloquei aqui como referência e também falasse algo dessa equipe que poderíamos implementar aqui na roboime. Alguma característica do projeto deles que poderíamos implementar no nosso projeto atual, nem que seja em pequena escala.

Eles usam bastante referências a trabalhos anteriores, talvez seja interessante olhar além do tdp de 2016, principalmente pra intel.

#2 Updated by Nicolas Oliveira about 3 years ago

O tdp fala sobre diversas mudanças feitas pela equipe para se adequar as novas regras da SSL. Porém no tdp em si elas são comentadas muito superficialmente. Apesar de referenciado por diversos artigos a estratégia, as novas implementações parecem estar sendo "escondidas". Por exemplo eles falam que a mudança de comportamento para a defesa com área retangular foi bem importante, mas no tdp nem nas referências a sequer uma ilustração do comportamento defensivo.

Pensando nessa questão: "Is there sufficient detail provided to reproduce the results / implement the algorithms?" acho q o tdp pode melhorar, até pq as referências são de antes do meio de 2016, então não foram pensadas com as novas regras.

#3 Updated by Nicolas Oliveira about 3 years ago

O tdp me parece inovador no que tange o uso de machine learning e treino simulado para refazer todas as estratégias da equipe.
Mas ele não ajuda muito as equipes por exemplo que estão começando agora.

#4 Updated by Onias Castelo Branco about 3 years ago

a parte da eletronica acontece isso também. falam que vão mudar a comunicação mas não falam como nem nada.

#5 Updated by Anonymous about 3 years ago

What are the most prominent positive and negative aspects of the paper?
Achei bem interessante a inovação proposta pela equipe no que diz respeito a inserção de machine learning e do que ela chama de ‘zone-based coordination’, mas concordo com o Nícolas em relação à impressão de que a equipe está escondendo um pouco os meios para implementar essas técnicas.

Is the work clearly presented?
Senti bastante clareza no texto, apesar de sentir que o conteúdo foi bem pouco exposto.
Is there sufficient detail provided to reproduce the results / implement the algorithms?
Existem referências ao final do TDP, porém o Nícolas muito bem disse ao perceber que asreferências mais atuais são de 2016, o que leva a crer que existem conteúdos mocados

Did you notice any errors?
Não

What are the major contributions of the paper to the SSL community?
Creio que a maior contribuição foi encorajar as outras equipes a tentar implementar machine learning, uma vez que quando uma equipe se mostra disposta a ousar, outras tendem a acompanhar o movimento.

Do you find the proposed work innovative?
Sim, a tentativa de implementar machine learning e zone-based coordination (a criação de jogadas independentemente da posição inicial do outro time) que possibilita são bem inovadoras. Outro ponto inovador é a criação de novas posições defensivas dada a nova quantidade de robôs e a tentativa de
tornar alguns dos jogadores defensivos mais agressivos na recuperação da bola, e limitando os ângulos.

Is the overlap in content between this TDP and the team's last TDP, if one exists, major, moderate or minor?
Pelas inovações propostas pela equipe, o TDP apresenta grande diferença em relação ao anterior.

#6 Updated by Anonymous about 3 years ago

resposta nos comentários

#7 Updated by Rebeca Reis about 3 years ago

Em geral, o TDP cita diversas estratégias e mudanças que quase não são explicadas. A adaptação da equipe às novas regras da Robocup, por exemplo, é um fator de destaque no documento. É descrito que o aumento do tamanho do campo e do número de robôs em jogo afeta as estratégias de ataque e defesa, bem como o posicionamento dos robôs no espaço disponível, o que os levou a atualizar algoritmos de coordenação e criar novas zonas dinâmicas. Essas afirmações apenas reforçam que houveram mudanças, mas não as especificam ou possibilitam que outra equipe seja capaz de reproduzir tais resultados.

Um aspecto muito positivo foi o da inovação, no que se refere à aplicação de machine learning no desenvolvimento da inteligência. Apesar de, mais uma vez, apenas ter sido citado superficialmente, é importante destacar esse uso para equipes que ainda são iniciantes terem uma referência de como podem se desenvolver e ter metas para implementação futura. Assim, mesmo que o TDP seja vago, é possível pegar as referências e estudar como aplicar tais técnicas na sua própria equipe.

#8 Updated by Sérgio Gabriel dos Santos Dias about 3 years ago

O TDP apresentou uma boa quantidade de inovações, para que o time possa se adaptar as novas especificações da categoria na RoboCup, principalmente na área de inteligencia por meio de Machine Learning e Deep Reinforcement Learning Techniques. Essas mudanças, porém não ficaram bem explicadas no projeto, faltando explicações de como seria feita a implementação do Machine Learning. Na parte do Hardware da eletrônica não ficaram claras as mudanças da equipe.
Outro ponto que representa um avanço da equipe que pode ser utilizado pela nossa equipe é a ideia de dividir o campo em zonas que podem ser ocupadas por grupos de robôs, ao invés de posicionar cada robô no campo, facilitando a utilização de um numero maior de robôs, como previsto nas novas regras.
O TDP se apresenta muito diferente dos anos anteriores pela necessidade da adaptação às novas regras, porém poderia ser mais claro em pontos importantes das novas implementações do projeto, para que as ideias e avanços possam ser proveitosos para a comunidade SSL, visto que esse apresenta uma quantidade boa de inovações.

#9 Updated by Nicolas Oliveira about 3 years ago

Um único cuidado que devemos ter é que algumas implementações, por mais que não sejam as versões mais recentes, constam nas referências. Pra gente n sair reclamando de tudo rs. O artigo que fala da divisão do campo em zonas por exemplo, se n me engano, ganhou o prêmio de melhor artigo da robocup 2016.

#10 Updated by Onias Castelo Branco over 2 years ago

  • Status changed from Em andamento to Fechada

Also available in: Atom PDF

Go to top
Add picture from clipboard (Maximum size: 500 MB)